Sobre Nós

Retratando Conquistas

Imeril Churrasqueiras

Retratando Conquistas

Muito antes de o homem criar a escrita, ele já manuseava e transformava os metais em utilidades do dia a dia. Assim, hoje a IMERIL continua a evolução, produzindo os mais incríveis e inovadores produtos em metais nobres.

Tudo começou em 1948, quando Norberto Richter (22) se profissionalizou na área de metal mecânica por 6 anos em Rio do Sul/SC, juntamente com seu tio Lothar Wachholz (23), deram início a oficina mecânica no município de Taió em Santa Catarina.

Com a saída de seu tio da sociedade no ano de 1952, Norberto com muita determinação continuou o empreendimento especializando-se em turbinas geradoras de energia e em seguida fabricação de terminais de direção e luvas de cardã, componentes próprios para caminhões.

Em 1967 a empresa abrange também o comércio de ferros, outros metais e ferramentas. Posteriormente no ano de 1971, com o ingresso de um dos seus filhos, Marcos Richter, a empresa torna-se revendedora com assistência técnica de motosserras Homelit, ainda no mesmo ano inicia-se a fabricação em série de acessórios para amarração de cargas para caminhão.

Cria-se então a conhecida marca “IMERIL”.

Marcos foi o responsável pela marca IMERIL, que faz alusão a uma abreviatura de Indústria Mecânica Richter Ltda.

Para cuidar de sua esposa Lydia, Norberto abre uma filial IMERIL em Balneário Camboriú em Santa Catarina, já que as condições climáticas colaboravam para a sua saúde. Lydia, superando suas limitações, teve 7 filhos e sempre foi sua grande companheira.

Em 1976 ocorre uma grande mudança. Transferiu-se toda parte industrial para a filial em Balneário Camboriú, permanecendo as demais atividades em Taió.

A empresa em Balneário Camboriú resulta em assertividade, pois oportunamente existia uma significativa carência de indústrias, uma localização privilegiada, próximo de diversas cidades que possuíam grande potencial tanto para o comércio, quanto para fornecedores e um ótimo índice de desenvolvimento. Isso tudo colaborou para que a empresa se firmasse.

Em 1983 a IMERIL adquire sua sede própria, na ocasião, Norberto agregou outro filho à administração, Daniel Richter. Três anos mais tarde em 1986, a administração passa para as mãos de Gideon Samuel Richter, o Guido, sendo o terceiro filho a participar da empresa.

Em 1988 sob a administração de Guido a filial é desvinculada da matriz em um acordo familiar, promovendo o fortalecimento da marca IMERIL. Desde então a direção das atividades muda radicalmente, a empresa passa a desenvolver tecnologias apropriadas para churrasqueiras.

Em toda trajetória da IMERIL permanece enraizado o conjunto de valores do seu fundador Norberto Richter, este que com seu espírito inovador, determinação, esperança e fé, viveu com entusiasmo deixando aos seus sucessores o legado de uma história de vida incorporada à uma empresa de sucesso.

Assim a IMERIL continuará surpreendendo seus amigos e clientes proporcionando o inimaginável.

0